6.27.2010

Especiais Copa do Mundo: Literatura direto da África do Sul


Quem está empolgado com a Copa do Mundo tem uma ótima oportunidade para conhecer mais a cultura do local que é a sede dos jogos.  
São diversas as contribuições africanas, mas nem sempre são devidamente divulgada. Raízes da formação do povo  brasileiro, temos sua influência na literatura, no cinema, na música, na culinária. O Cultura na Mesa dá apenas uma pitada de toda a mistura que é originária da África.
O primeiro destaque é para a literatura, uma verdadeira miscelânea de estilos. Um dos autores frequentemente citados pela crítica é o sul-africano John Maxwell Coetzee.  
Nascido na Cidade do Cabo, Coetzee recebeu o Nobel de Literatura em 2003 por seu livro “Disgrace”, traduzido para o português como “Desonra”. A Academia Sueca que o elegeu considera que “os romances de J.M. Coetzee são caracterizados por uma composição bem-construída, diálogos significativos e brilhantismo analítico”.
O escritor também recebeu o Booker Prize (prêmio literário de obras redigidas na língua inglesa) pelo mesmo livro ganhador do Nobel e também por "Vida e Época de Michael K".
Aliás, sobre “Desonra” o crítico literário Manuel da Costa Pinto (escritor do Guia da Folha e editor do programa Entrelinhas da TV Cultura) foi enfático em entrevista concedida a integrantes da equipe Cultura na Mesa:
“É um livro incrível. Coetzee é o maior autor vivo. E não podemos simplesmente dizer que é o maior vivo porque não temos muitos bons exemplos hoje. Não, é porque ele é bom mesmo. Comparado a Albert Camus e a Dostoiévski.”
Mas não é apenas Coetzee o destaque na África. Nadine Gordimer é outro bom exemplo. A autora sul-africana também foi Nobel de Literatura, no ano de 1991. Os sentimentos de alguém que sempre lutou contra o preconceito e o apartheid estão presentes em suas obras, como “A filha de Burger”, “A arma da casa”, alguns dos já publicados em português.
Vale a pena conferir a riqueza destes autores. Acompanhe também a reportagem que foi ao ar no Entrelinhas sobre o tema
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bom apetite!