5.09.2010

O tempero de família em Conversando com Mamãe

Filme argentino é um bom pedido às vésperas do Dia das Mães

Leve, mas ao mesmo tempo tocante e humano. A relação entre mãe e filho é o tema central de Conversando com Mamãe, longa lançado em 2004 e destaque no festival internacional de cinema de Málaga no mesmo ano.
O personagem Jaime, após perder o emprego, acaba pressionado por sua mulher a tomar uma decisão: vender o apartamento onde mora sua mãe. Mas não será tarefa fácil convencê-la a deixar o lugar.
Após anos de contato apenas por telefone, Jaime passa a visitar frequentemente sua mãe. Os diálogos entre o rapaz que procura recuperar seu padrão de vida e a mulher simples, e já um tanto esquecida devido aos seus 82 anos, dão o sabor ao filme. As pitadas de humor lançadas nas conversas, as falhas de memória que fazem cada vez mais a resolução do caso do apartamento ser adiada, as lembranças passadas de quando Jaime era criança, além de novas descobertas, tornam as conversas mais sensíveis e francamente maternais.
Para acrescentar ainda mais ingredientes ao enredo temos Gregório, com quem a mãe de Jaime passa a conviver. Os dois se conhecem a partir de uma ironia do destino e a relação entre eles é outro exemplo de ternura no filme. Ela, que nunca se acostumava à ausência do filho em casa, sempre preparava mais comida do que o necessário. Para não desperdiçar, jogava os restos para os gatos da rua, mas quem sempre degustava suas refeições era o aposentado Gregório, que é um verdadeiro retrato das condições de muitas pessoas que estão na chamada terceira idade. As dificuldades enfrentadas por ele são reflexo da situação encontrada em diversas sociedades, não apenas na argentina. As críticas do anarco-aposentado, como ele mesmo se define, têm como alvo “a classe média globalizada e doente”, que tem Jaime como um dos representantes. O desenrolar do filme traz outras conversas ao redor da mesa e das massas da preparada pela grande mãe, além de surpresas e um final emocionante.
A sugestão do dia: Conversando com Mamãe. Direção e produção de Santiago Carlos Oves. Com a veterana China Zorrilla (prêmio de melhor atriz no festival internacional de Moscou de 2004), Eduardo Blanco (de O Filho da Noiva), Ulisses Dumont (Diários de Motocicleta) e grande elenco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bom apetite!